COMUNICADO DE SURTO IMPETIGO E ENTEROVIROSE

A secretaria de Educação em conjunto com a Secretaria de Saúde e o Setor de Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município de Saltinho-SC, vem por meio deste, comunicar aos pais, munícipes e a quem interessar possa que:
Estão circulando por nosso município, bactérias e vírus, que estão causando, um surto de impetigo e enterovirose em nossas crianças. Principalmente as que frequentam a creche.
Os sintomas principais são feridas na boca e ao redor dela, feridas nas mãos, pés e nádegas (bumbum), que geram coceira, associados à febre, dor de garganta, dor de barriga e diarreia.
Avisamos que são doenças de evolução benigna, que melhoram facilmente com medicação adequada. Portanto, se seus filhos estiverem apresentando feridas na boca, mãos, pés e nádegas, associados à febre, diarreia, vômitos e dor de barriga devem, sem alarme, com muita calma, lembrem-se não é doença grave, procurar a unidade de saúde para atendimento. Não há motivos para grandes preocupações.
Além das medidas de atendimento a essas doenças, no centro municipal de saúde, para interrupção desse surto, estaremos TOMANDO AS MEDIDAS DE HIGIENIZAÇÃO E DESINFECÇÃO DA CRECHE.
Pedimos para os pais se alguma criança apresentar esses sintomas levar a Unidade de saúde e não trazer para a creche.
Certos de que, todos os pais, entendam os motivos de nossas preocupações e medidas para garantir a saúde de nossas crianças, agradecemos a compreensão de todos.

Muito obrigado pela atenção.

Setor de Vigilância Epidemiológica e Sanitária