PROJETO ODONTOSESC ENCERRA ATIVIDADES EM SALTINHO E SUPERA EXPECTATIVAS

Fechou com chave de ouro o Projeto OdontoSesc no município de Saltinho que teve sua abertura com os atendimentos clínicos no dia 30 de junho e encerrando as atividades de atendimento no dia 04 de outubro. Instalado na Praça Municipal ao lado do prédio da prefeitura do município. Foram 49 dias de atendimento clínico.

? Total de atendimento clínico realizado: 2855

? Faltas de pacientes: 294, sendo que 83 foram justificadas pelos pacientes, em cima da hora via telefone ou posteriormente, pessoalmente na unidade. Os mesmos foram remarcados, mas previamente avisados sobre o cuidado e não faltar.

? Número de pacientes com Tratamentos Concluídos: 687

? Atendimento de Urgência: 62

? Dentística/restaurações: 5762 procedimentos

? Tratamentos de canal finalizado: 114

? Cirurgia/Exodontia:368 -Extrações de siso: 44

? Periodontia: 643

? Prevenção: 1683

Elogios: 649 pessoas responderam a pesquisa final, não havendo nenhuma reclamação, e mais 97% ficaram plenamente satisfeito, os demais entre bom e normal.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

As atividades em educação saúde-social, atingindo um público de aproximadamente 1912 pessoas, foram desempenhadas nos seguintes locais:

– Comunidade em geral;

– Pacientes da Unidade Móvel;

– Pacientes na sala de recepção;

– Grupos idosos – centro;

– Grupos idosos – São Donato;

– Grupos hipertensos e diabéticos – centro;

-Grupos hipertensos e diabéticos – Vacum;

– Grupos gestantes – posto de saúde;

– Grupos beneficiários bolsa família – Cras;

– Colégios Estaduais Centro;

– Colégios Estaduais São Donato;

– Colégios Municipal Saltinho;

– Colégio Municipal Vacum;

Vários temas abordados em diversos encontros, todos com ênfase à promoção e educação em saúde. Esses encontros envolveram vários profissionais tais como Nutricionista, Farmacêutica, Enfermeira, Fisioterapeuta, odontologos, Policia Militar, dentre outros profissionais com abordagens aos mais diversos temas de importante relevância a saúde, como: Câncer bucal, Endocardite bacteriana, , bactérias da boca X coração, higiene pessoal e bucal, cuidados com prótese dental, bem-estar e vacinação. Atividades de escovação demonstrativa, participação de pessoas do grupo em atividades lúdicas e vídeos educativos.

Abordagem e explanação ao uso correto de medicamentos, e intoxicação por medicamentos; Setembro amarelo: combate ao suicídio. Alimentos funcionais e boa alimentação, bem-estar, auto-estima, drogas licitas e ilícitas, respeito e empatia.