AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE SALTINHO E REALIZAM TRABALHO DE GRUPO COM PSICÓLOGO

Agentes Comunitários de Saúde de Saltinho e realizam trabalho de grupo com Psicólogo

As profissionais da equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e o psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde de Saltinho realizaram no período de outubro a novembro de 2018 um trabalho de grupo com o tema “Saúde Mental e o trabalho do ACS”.

Foram realizados quatro encontros do grupo, seguindo a metodologia “Círculo de Cultura” de Paulo Freire, a fim de identificar as situações relacionadas à saúde mental que envolvem o trabalho do ACS, problematizar formas de enfrentamento e elaborar propostas de ação direcionadas ao tema. Foram discutidas questões de saúde mental tanto na perspectiva do cuidado prestado aos usuários como da atenção à saúde dos próprios Agentes de Saúde. Considerando que as Agentes de Saúde estão diretamente implicadas com a prevenção de doenças e promoção da saúde na comunidade, entende-se que essas profissionais precisam ser reconhecidas valorizadas pelo seu trabalho, que é desenvolvido em conformidade com as diretrizes do SUS.

No próximo ano, vão ser realizadas atividades em grupo com a população, a fim de abordar também o tema “Saúde Mental”, na perspectiva de que a Secretaria Municipal de Saúde ofereça o melhor cuidado possível às pessoas que estão passando por algum sofrimento mental.