ACONTECEU NESSA SEMANA AVALIAÇÃO DO PMAQ NA UNIDADE DE SAÚDE MUNICIPAL DE SAÚDE

Nesta quarta-feira, dia 18 de outubro de 2017, ocorreu nas dependências da Unidade de Saúde de Saltinho, a avaliação externa do PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, nas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), Estratégia Saúde Bucal (ESB) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

O Ministério da Saúde lançou este programa para melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Na avaliação externa, os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem…), que cuidam da saúde da população, são acompanhados e avaliados. Como também foram analisadas, a infra-estrutura da Unidade Básica de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão.

Os municípios que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.