DIA 31 DE MAIO – DIA MUNDIAL SEM TABACO

31 de maio – Dia Mundial sem tabaco

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALTINHO OFERECE AÇÕES PARA TRATAMENTO DO TABAGISMO

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa evitável de morte. Para auxiliar os usuários de tabaco a cessar o uso do cigarro, a Secretaria Municipal de Saúde de Saltinho, por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, iniciou no último dia 30 de maio o segundo grupo de atendimento a pessoas dependentes do cigarro. As atividades do grupo consistem em avaliações clínicas do fumante, atividades educativas, assistência medicamentosa para amenizar os efeitos da abstinênciae, havendo necessidade, consultas individuais com médico, psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista.  Os encontros do grupo ocorrem semanalmente, durante trinta dias, para orientação e acompanhamento do processo de cessação do uso do cigarro. Em seguida, ocorre a etapa de manutenção, onde os encontros deixaram de ser feitos uma vez por semana e passa a acontecer a cada 15 dias, e depois uma vez por mês.

Segundo o psicólogo Alisson Maurício Monteiro, coordenador do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, “O tratamento oferece diversos recursos para auxiliar o fumante a cessar o uso do cigarro, tendo uma taxa muito significativa de sucesso, visto que no primeiro grupo realizado no ano de 2017, 90% dos participantes conseguiram deixar de fumar”.

O tratamento é totalmente gratuito.

Para participar os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde de Saltinho ou pelo fone (49) 3656-0071.