III SEMINÁRIO DE BOVINOCULTURA DE LEITE E I SEMINÁRIO DA NOGUEIRA PECAN

Com o objetivo de incentivar e fortalecer o setor agrícola do Município, a Secretaria de Agricultura em parceria com a EPAGRI e a Associação de Criadores de Bovinos de Saltinho (ACBS) realizou na sexta-feira, 08 de maio o III Seminário de Bovinocultura de Leite e I Seminário da Nogueira Pecan, evento esse que faz parte das comemorações alusivas ao 20º Aniversário de Emancipação Politico-Administrativa do Município.

O evento contou com a presença do Prefeito Luiz de Paris; Vice-prefeito Adenilson Suti; Presidente da Câmara de Vereadores Lauri Gonçalves da Silva; Vereadores; Secretário de Agricultura Hermes Báo; Presidente da A.C.B.S. Lucas Ferri; Representante da EPAGRI Mircon Frühauf; Rainha e Princesas do Município; Secretários Municipais; Diretores Municipais; Sócio Proprietário dos Viveiros Pitol Luizinho Pitol; Professores do CEDUP-Campo Erê; Servidores Municipais; Agricultores  e demais pessoas.

Um dos compromissos da administração municipal é buscar alternativas de renda diversificando a produção da agricultura familiar.

A produção leiteira já é consolidada no Município. A atualização tecnológica do segmento leiteiro é necessária para manter e melhorar a rentabilidade dos produtores familiares.

A iniciativa do cultivo de noz pecan se faz presente há três anos nesta administração e busca-se maior conhecimento sobre esse cultivo através de cursos e palestras.

Inicialmente os participantes foram recepcionados pelas soberanas do Município e tomaram café da manhã. Na sequencia iniciou-se a palestra sobre noz pecan.

A palestra foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Júlio Cezar Medeiros. Foram abordados temas como: origem; propriedades medicinais; alternativas de cultivo; produção de mudas; planejamento do pomar; desenvolvimento e colheita; custo de implantação; potencial de produção; rentabilidade e linhas de crédito; produção mundial; mercado para o produto e oportunidades.

Após o Médico Veterinário da CIDASC Fábio Pereira repassou informações e esclareceu dúvidas sobre a Brucelose.

Na sequencia o Professor e Zootecnista da UDESC Doutor Carlos Eduardo Oltramari falou sobre bovinocultura de leite. Durante a palestra Dr. Carlos explanou sobre criação de bezerras, sistemas de aleitamento, dieta sólida, manejo de novilhas, melhoramento genético e demais assuntos relacionados ao tema.

Para encerrar foi servido almoço aos participantes.

Parabéns á todos que participaram dos Seminários, isso mostra a busca constante pelo conhecimento e aperfeiçoamento.