PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DESENVOLVE DIVERSAS ATIVIDADES

No mês de fevereiro teve inicio no Núcleo Escolar Municipal Saltinho e no Núcleo Escolar Municipal Vacum, as atividades do Programa Mais Educação.
O Programa é realizado em uma parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social do município.
Participam crianças de 07 a 11 anos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social e alunos do 3º, 4º e 5º ano matutino e vespertino.
São desenvolvidas atividades através de macro campos, sendo esporte e lazer, acompanhamento pedagógico, meio ambiente, direitos humanos em educação, cultura e artes, promoção de saúde e informática. Dentre estes macro campos, são realizadas oficinas com profissionais da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
As oficinas desenvolvidas são: oficina de reforço escolar; dança e recreação; esporte e lazer; informática; música; direitos sociais e atualidade.
Durante as atividades é fornecido lanche e almoço para as crianças.
O Programa Mais Educação é uma ação do Governo Federal, na busca por oferecer aos alunos das escolas públicas uma educação integral, ampliando o tempo da jornada escolar com a realização de atividades socioeducativas no contra turno escolar.
Neste contexto, o Programa tem seus princípios norteados através da construção de uma educação integral e do movimento articulado/ integrado realizado pela escola, comunidade e família.
O Programa contribuirá também para a diminuição das desigualdades educacionais, valorizando a diversidade cultural, protegendo a criança, o adolescente e o jovem em situação de risco ou exclusão social, assim como, prevenindo a ruptura de vínculos familiares, como prevê o Plano Nacional de Promoção Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes. Desse modo, o programa tem suas ações norteadas de forma a integrar diferentes saberes, conhecimentos, agentes e cenários educativos, métodos e conteúdos que possam colaborar efetivamente para o desenvolvimento pleno e integral do indivíduo, haja vista acreditar que por meio dessa integração, é possível construir uma educação que resulte numa aprendizagem significativa que verdadeiramente prepare o indivíduo para a vida.
No município a Secretaria de Assistência Social tem parceria com a Secretaria de Educação desde o ano de 2014 e está satisfeita com os resultados já alcançados com o Programa.
Segundo a Secretária de Assistência Social Jucernei Trevisan Passoni, a expectativa para o ano de 2015 com o Programa é contribuir ainda mais para o desenvolvimento pleno das crianças do município, prepara-las para a vida, através da integração entre Assistência Social e Educação, além de contribuir para a prevenção de situações de risco, exclusão social e fortalecer os vínculos familiares, o que complementa o trabalho social com famílias que é realizado pelo CRAS.