PROJETO AMPLIANDO SABERES

“É Preciso ampliar o conhecimento para provocar reflexões.”
O PROJETO AMPLIANDO SABERES foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
Este projeto é mais uma estratégia pensada pela Equipe Gestora, Gestão 21/24, com o objetivo de amenizar os impactos da Pandemia, recuperando os conteúdos e ampliando o conhecimento dos alunos de 2º ao 5º ano com oficinas no contraturno.
o projeto atende aproximadamente 120 alunos de 2º ao 5º ano do Núcleo Escolar Saltinho e do Núcleo Escolar Vacum, distribuídos em 6 turmas com 8 horas semanais, que funcionam nas Segundas, terças e quintas feira.
São oferecidas oficinas de LETRAMENTO, INFORMÁTICA, XADREZ, LEGO E MÚSICA. Todas as oficinas são trabalhadas por profissionais qualificados em cada área do conhecimento.
O projeto tem como principal objetivo ampliar o conhecimento da criança, ampliar o tempo escola e oportunizar a criança oficinas que explorem a leitura, interpretação e raciocínio, bem como atender a recomendação do Ministério Público que visa garantir a criança o direito na recuperação escolar e prejuízos na aprendizagem causados pela COVID-19 no ano letivo de 2020, a partir de resultados da avaliação formativa, diagnósticos e relatórios do ano letivo anterior; Recuperar e ampliar as habilidades de leitura e raciocínio lógico; Conhecer, ampliar e fazer uso de meios tecnológicos, digitais e das mídias sociais; Desenvolver através da música a sensibilidade criatividade, senso rítmico e concentração; Ampliar gradativamente o tempo de permanência do aluno na escola.
As Secretarias de Educação e Assistência Social replanejou os espaços, adquiriu mobiliário, materiais pedagógicos e livros dando assim condições de funcionamento do projeto. Também é oferecido merenda escolar e tomado todos os cuidados de acordo com o PLANCON.
Percebe-se que este projeto tem despertado o interesse de nossos alunos, pois devido as medidas sanitárias não é possível atender a demanda, já que a procura é significativa. Isso demonstra também a preocupação das famílias em oportunizar a seus filhos outras formas de aprendizagem que desperte o interesse e venham a contribuir para a formação pessoal do aluno.