REALIZADO SÁBADO D NA SAÚDE: ENCERRAMENTO DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL E DIA D VACINAÇÃO

Realizado Sábado D na Saúde: encerramento da Campanha Novembro Azul e dia D vacinação

No dia 30/11/19 (sábado), a administração pública municipal de Saltinho-SC, através da Secretaria Municipal de Saúde, coordenada pela secretária Marla Cristina F. Sutil, através da equipe do centro municipal de saúde, desenvolveu atividades alusivas ao NOVEMBRO AZUL, dia D para a Saúde do Homem e Dia D para a Campanha de Vacinação para o Sarampo para pessoas de 20 a 29 anos.

Esse evento foi desenvolvido em dois cenários distintos. A Unidade Básica de Saúde, ficou aberta durante todo o Sábado dia 30/11/19, das 07:30 às 17:00 para Campanha de Vacinação para Sarampo, para pessoas de 20 a 29 anos. Para coordenadora da sala de vacinas enfermeira Denize Mello, o sábado teve um bom fluxo de pessoas que buscaram imunização;

Em paralelo fora montada uma estrutura em forma de tenda com mais de 100 metros quadrados, com apoio da polícia militar de Saltinho e Ambulância da Saúde, na qual foi recepcionado os munícipes e realizadas inúmeras atividades para celebrar o Novembro Azul e conscientizar para os cuidados da Saúde do Homem.

As atividades desenvolvidas foram:

Equipe de Enfermagem, coordenada pela enfermeira Camila A. H. Auler com auxilio das Agentes Comunitárias de Saúde: realizaram aferição de pressão arterial, testes de glicemia e realização de mais de 300 testes rápidos para AIDS, Hepatites e Sífilis, a população;

Médico da UBS Dr. Odirlei Brandt: – rodas de conversa para esclarecer e conscientizar sobre os principais agravos à saúde do homem como, por exemplo, os canceres que mais acometem o homem que são, por ordem decrescente, o de Próstata, de Pulmão, de Estômago, da Cavidade Oral, de Testículos, de Cólon e Reto. Além disso, aproveitou-se a oportunidade para falar de Diabetes, Hipertensão Arterial, Distúrbios do Colesterol, Doenças Cérebro Vasculares como Infarto Agudo do Miocárdio e Derrame Cerebral, Depressão, Ansiedade, Suicídio, Infecções Sexualmente Transmissíveis como AIDS, Hepatites, Sífilis. Também expos o tema do Preconceito e a Baixa Adesão dos homens aos cuidados de saúde além de, realizar consultas médicas individualizadas e exames rotineiros de triagem.

Psicólogo da UBS Msc. Alisson Maurício Monteiro: – rodas de conversa sobre temáticas como: Importância do Cuidado/Autocuidado em Saúde do Homem, Depressão, Ansiedade, Tabús, Sexualidade, Comportamento de Risco e Saúde Mental.

Fisioterapeuta da UBS Carlla A. Henchen: que desenvolveu o projeto saúde em movimento onde foram realizados exercícios físicos, alongamentos com os participantes do evento além de, desenvolver a Prática Integrativa de Auriculoterapia;

Nutricionista Daniela Eckert: – abordou em roda de conversas o tema da alimentação saudável, cuidados na escolha e produção de alimentos, nutrição com arma para a prevenção e tratamento de doenças e popularizou o guia de alimentação da população brasileira.

O evento Novembro Azul e dia D para a Campanha de Vacinação par ao Sarampo obteve um balanço final bastante positivo. A gestão e toda a equipe municipal de saúde concluiu ambos os eventos bastante satisfeita, com a sensação do dever cumprido e a certeza da popularização da saúde preventiva, que é aquela mais inteligente, com menor custo econômico e a mais efetiva. Certos de que plantamos as sementes de um futuro melhor para a saúde dos nossos munícipes.