MUNICÍPIO INSTITUI “SALA DE SITUAÇÃO DA DENGUE”

Com o objetivo de ampliar o fluxo de informações e facilitar a tomada de decisões no combate à dengue e prevenção doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, por intermédio da Área de Vigilância em Saúde, instituiu um grupo intitulado “Sala de Situação” que reúne representantes de todas as áreas estratégicas da saúde, da administração pública e da sociedade civil organizada.  

A primeira reunião aconteceu sexta-feira(05), e contou com a participação da coordenadora da sala de situação e a vigilante sanitária do município de Cunha Porã, que explanaram  sobre a situação e as ações de um município que vive a problemática da dengue.

A partir de agora os membros da “Sala de Situação” passarão a se reunir periodicamente, no intuito de discutir e reforçar todas as medidas e ações de combate e controle à dengue.

 Atenção com os sintomas

Quem apresentar febre, dor nas articulações, dor atrás dos olhos ou manchas vermelhas pelo corpo – os sintomas clássicos da dengue – deve procurar imediatamente a unidade de saúde do município. A avaliação deve ser feita o mais rápido possível para que, se houver suspeita da doença, o médico possa pedir a notificação obrigatória junto à Vigilância Epidemiológica, o que garantirá a realização do exame específico e as ações de controle para evitar que o caso se espalhe.