PROJOVEM INICIA ATIVIDADES DE 2019

Na terça-feira, 20/02/2019, a Secretaria de Assistência Social do Município de Saltinho iniciou as atividades do ProJovem no turno vespertino. Os encontros ocorrerão no Centro de Múltiplo Uso do Município.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Saltinho vêm desenvolvendo as atividades do programa Projovem Adolescente desde o Ano de 2009.

Este, constitui-se num serviço socioeducativo de convívio de assistência social, integrante das ações de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

O objetivo central do projeto é complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

De acordo com os dados do Secretário Municipal, Mateus Kuhn, o programa atende aproximadamente 15 adolescentes e jovens, de 12 a 17 anos, residentes tanto na área urbana quanto rural.

As atividades são desenvolvidas com base nos três eixos estruturantes do ProJovem sendo: Convivência Social, Participação Cidadã e Mundo do Trabalho, ainda oficinas como: esporte, cultura e lazer, música, arte, etc.

Todas as ações que são desenvolvidas levam em consideração a realidade local vivenciada pelos jovens e suas famílias.

O Serviço está vinculado ao CRAS do Município, a equipe de trabalho permanente, é composta por assistente social, psicóloga e uma orientadora social.

O sucesso deste programa está relacionado com a criatividade e a diversidade das atividades que são desenvolvidas em prol dos adolescentes, que desafiam cotidianamente a equipe para superar as dificuldades e buscar estratégias para assegurar  a permanência desses jovens no Programa, o qual  tem grande responsabilidade com a formação cidadã destes adolescentes.

“Além dos adolescentes que já participavam das atividades, convidamos quem tiver interesse em iniciar neste ano que realize sua inscrição, e destacamos que se tiver demanda para o período matutino, também estaremos iniciando outra turma”, destacou a Assistente Social Francieli Canova.