VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARABENIZA MUNICÍPIO DE SALTINHO PELO SUCESSO NAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DO TRACOMA

A Secretária da Saúde de Saltinho, Marla Fachini Sutil recebeu um ofício da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina, parabenizando o município pelo sucesso das ações de vigilância e controle do Tracoma, tendo em vista os resultados alcançados na busca ativa da doença resultando em uma taxa de detecção abaixo de 5%.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica, através da Gerência de Vigilância de Agravos e Setor do tracoma orienta, segundo o Ministério da Saúde, que os municípios que apresentaram taxa de detectação abaixo de 5% em três anos consecutivos, ficarão liberados da realização da busca ativa do tracoma nos anos de 2017 a 2019. No entanto, deverão continuar desenvolvendo ações de prevenção da doença nas escolas, integradas com GERSA, atenção Primária á Saúde e Secretaria Municipal de Educação.

A doença inflamatória dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, é conhecida como Tracoma. Ocorre principalmente em crianças, possui e necessita de tratamento, pois em muitos casos a doença pode não apresentar sintomas lesões que provocam o atrito da pálpebra com a córnea, que prejudicam a visão.

Em muitos casos a doença pode não apresentar sintomas, mas é importante ficar atento aos olhos se estiverem vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando, com sensação de areia e intolerância à luz. Sua transmissão ocorre por meio da secreção dos olhos com tracoma de uma pessoa para outra, principalmente em ambientes coletivos, como escolas e creches. Objetos contaminados, roupas de cama, lenços e toalhas também podem transmitir a bactéria.