60 ANOS DE EXTENSÃO RURAL E PESQUEIRA DE SANTA CATARINA

Na noite de segunda-feira, 29 de fevereiro, tendo local a Câmara Municipal de Vereadores, foi realizado evento em comemoração aos 60 anos da Extensão Rural e Pesqueira em Santa Catarina.

Estiveram presentes, o Vice-prefeito Adenilson Sutil; Secretário de Agricultura Hermes Báo; Vereadores; Extensionista da EPAGRI Silvia Galina e comunidade em geral.

Durante o evento a Extensionista Silvia Galina falou sobre os trabalhos da EPAGRI no Município. Também apresentou um vídeo institucional que relatou os 60 anos de Extensão Rural e Pesqueira em Santa Catarina.

Em 29 de fevereiro de 1956 foi fundado em Santa Catarina o Escritório Técnico Rural (ETA), que deu origem à extensão rural e pesqueira no Estado. A diretoria do órgão foi assumida pelo engenheiro-agrônomo Glauco Olinger, hoje considerado o pioneiro da atividade no território catarinense. Como o ETA tinha vigência por apenas quatro anos, era preciso criar uma instituição que prosseguisse os serviços de extensão rural implantados. Para tal finalidade, foi criada a Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina (ACARESC).

A pesquisa agropecuária teve início em Santa Catarina em 29 de outubro de 1975, com a fundação da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (EMPASC). Em 1991, a fusão da ACARESC, EMPASC e outras instituições deu origem à EPAGRI, que reuniu pesquisa e extensão rural num único órgão.

Atualmente a EPAGRI conta com 1654 funcionários, 639 enquadrados como extensionistas e 148 como pesquisadores, grande parte deles com mestrado e doutorado. Outras carreiras, como operários rurais, químicos, técnicos de laboratórios, analistas de extensão e agentes administrativos, também estão envolvidos com as funções fins da Empresa.

Graças à força desse trabalho, Santa Catarina é hoje exemplo de modernidade no campo, sendo o quinto produtor de alimentos do Brasil, apesar de ocupar apenas 1,13% do território nacional. O Estado é líder nacional na produção de cebola, maçã, suíno e moluscos. Somos o segundo maior produtor de arroz e frango do país e também temos a segunda maior produtividade de banana. A produção de leite segue uma trajetória de crescimento sensível e constante, aumentando a taxas bem superiores a mundial e brasileira. Grande parte desse resultado deve-se ao trabalho de extensão e pesquisa rural e pesqueira desenvolvido nas últimas seis décadas.