INICIA DISTRIBUICÃO DOS CARNES DE IPTU

Prefeitura Municipal de Saltinho iniciou no dia 1º de março a distribuição dos carnês do IPTU. A informação é do funcionário do setor de tributação Marcelo Pires, ele destaca que além do imposto predial e territorial urbano também vão ser cobrados a partir desta semana a taxa para alvarás de localização e sanitário. Os boletos podem ser retirados junto à prefeitura no setor de tributação. Os contribuintes que estiverem em dia com o imposto e optarem em pagar o IPTU 2011 em cota única receberão 40 % de desconto, o imposto ainda pode ser parcelado em seis (6) vezes sem o beneficio do desconto. Cada ano é registrado um índice de 10 % de inadimplência o que corresponde há cerca de 70 contribuintes. Nesse ano de 2011 deverão ser entregues aproximadamente 730 carnês, e a cada ano o numero de cadastros imobiliários aumenta no município.Contribuintes inadimplentes vão ser inscritos em divida ativa.

Os impostos em atraso de pagamento são inscritos em divida ativa, acumulando juros e multas gradativamente. Quando o valor acumulado chegar próximo de dois salários mínimos, o município é obrigado por lei a efetuar a cobrança judicial.O alvará de licença e localização é destinado a empresas e estabelecimentos comerciais em geral. Conforme Marcelo a inadimplência neste tipo de imposto é baixa, porém há registros de alguns empresários que fecham os estabelecimentos e não solicitam a baixa da empresa, acumulando débitos com o município.