Terapias Alternativas

O que é?

As terapias alternativas compreendem um conjunto de técnicas não medicamentosas que podem ser utilizadas como forma de prevenção, tratamento e recuperação da saúde de pessoas em diferentes ciclos de vida. A sua utilização como  instrumento promotor de saúde é reconhecido pela  Organização Mundial da Saúde – OMS e hoje o SUS se utiliza de seus benefícios de forma a atender os pacientes de forma integral e a população pode se beneficiar destas técnicas. As técnicas disponíveis compreendem a Medicina Tradicional Chinesa, Massoterapia, Fitoterapia, Reiki, Homeopatia, Terapia de floral, Shantala entre outras.

 

Atualmente, o Sistema Único de Saúde –SUS oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de práticas integrativas e complementares –PICS à população. Os atendimentos começam na atenção básica, principal porta de entrada para o SUS.

 

A portaria nºGM/MS 971/2006 ( Programa Nacional de Práticas integrativas e complementares-PNPIC) editada pelo ministério da saúde, sistematizou a inserção de práticas integrativas e complementares no âmbito do SUS, dentre elas a Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura.

Ver mais

Como solicitar?

Presencialmente

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Professor Hugo Ropke, 12, Centro, CEP 89981-000

Horários de atendimento: De segunda a sexta-feiras das 07h30min ás 11h30min e das 13h00min ás 17h00min.

Observação: A inclusão neste serviço pode ser auto sugerido pelo paciente ou através de indicação médica e de outros Profissionais (NASF).



Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos