PROJETO RECONTANDO HISTÓRIAS

Com o objetivo de divulgar a história da colonização do município de Saltinho, através da contação de histórias pelos seus colonizadores, a Secretaria de Assistência Social realizou na segunda-feira, 06 de julho, tendo como local o Centro de Múltiplo de Uso o Projeto Recontando Histórias.

Estiveram presentes o Prefeito Luiz de Paris; vice-prefeito Adenilson Sutil, Secretária de Assistência Social Jucernei Trevisan Passoni , Secretário de Educação Paulo Ricardo de Carvalho; Secretário de Administração Edimar Noronha de Freitas; Pesquisador da história do Município e Professor de História Roque Ercilio Gomes de Oliveira; Coordenadora do Programa Mais Educação Delci Szimanski; Diretora do Núcleo Escolar Municipal Saltinho Nerli Generally; Diretora do Núcleo Escolar Municipal Vacum Jane Mazeto; Assessora Pedagógica Evani Gomes de Oliveira; Colonizadores do Município; Servidores Público Municipais e alunos.

Durante o dia os colonizadores do município, Vendolin Aluiz Hoppe Ropke; Ursula Walchter Ropke; João Neir Fontes Rocha e Tereza Mariano de Freitas fizeram a contação da história do município, através de rodas de conversas.

O público alvo foram os alunos do Programa Mais Educação; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; crianças do Núcleo Escolar Municipal Saltinho e do Núcleo Escolar Municipal Vacum. Eles ouviram as histórias contadas pelos colonizadores com atenção. A curiosidade dos pequenos foi grande, fazendo com que eles interagissem com os colonizadores o tempo todo. Crenças, saberes, costumes, modo de vida, dificuldades enfrentadas, foram contados aos participantes. Além de contar a história do Município, os colonizadores falaram da importância em respeitar as pessoas e estudar.

Ao meio dia foi servido almoço típico com o objetivo o resgatar a culinária da época, sendo revirado de feijão, quirera com carne de porco, arroz, feijoada, pão e saladas.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação, agradece em especial aos colonizadores, Vendolin Aluiz Hoppe Ropke; Ursula Walchter Ropke; João Neir Fontes Rocha e Tereza Mariano de Freitas, que se disponibilizaram a contar a história do Município. A vocês nosso carinho, respeito, admiração e agradecimento.