CASAL COMEMORA BODAS DE DIAMANTE

O dia 25 de junho é uma data muito especial para o casal Vendolin Aluiz Hoppe Ropke e Ursula Walchter Ropke. Nesta data no ano de 1955 no município de Criciumal-RS, o casal se uniu pelos laços do matrimonio. Esse foi o inicio de uma linda história de amor, cumplicidade, fidelidade e sonhos a serem realizados.

Após um mês de casamento o casal veio residir na Vila Urutal, interior do Município de Saltinho, onde residem até hoje.

Para homenagear esse casal que faz parte da história do Município, e está comemorando nesse ano 60 anos de casados, na sexta-feira, (26), a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma sessão solene para a entrega do Título de Família Saltinhense.

No sábado, (27), os familiares, amigos e pessoas que fazem parte da história do casal prepararam uma grande festa em homenagem a eles.

A festa foi regada de homenagens, lembranças, emoções, reencontros e agradecimentos.

Conheça um pouco da história do casal.

Vendolin e Ursula tem cinco filhas, Marlice, Edi, Vera, Odete e Claudete, além de treze netos e sete bisnetos.

O Sr. Vendolin hoje com 80 anos e a Sr.ª Ursula com 78 anos se conheceram em 1953 na cidade de Criciumal, Rio Grande do Sul, através de um cunhado de Dona Ursula.

Logo que se conheceram Vendolin teve que servir o Exército e durante um ano ficaram sem se ver, o único meio de comunicação dos dois era através de cartas. Dona Ursula apaixonada esperou Vendolin voltar para Criciumal. Após o retorno Vendolin comprou as alianças e pediu a mão de Ursula em casamento. Seguindo a tradição foi o pai da Sr. Ursula que colocou as alianças nos dedos do casal. Depois de dois anos entre namoro e noivado ocorreu o casamento no dia 25 de junho de 1955.

Após um mês de casados vieram morar na Vila Urutal, interior do município de Saltinho. Reservaram um pedaço de terra da Companhia Sul Brasil e pagaram com safras de milho, soja, feijão e venda de porcos. Além de trabalhar na lavoura Dona Ursula era costureira e parteira.

As filhas do casal nasceram todas em casa. O casal conta que passaram por fases muito difíceis, principalmente com problemas de saúde. Dona Ursula sofreu um aborto, ficou muito doente e  o casal não tinha dinheiro para pagar o tratamento médico, más contaram com a ajuda de um grande amigo, o Senhor Helmut Pfeifer que muito os ajudou.

O casal sempre ajudou muito os vizinhos, amigos e a comunidade. Foi um dos casais que ajudou a fundar a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) no município de Saltinho. Vendolin também foi Ministro da Igreja, integrante da diretoria da comunidade, esporte, grupo de Idosos, grupo de teatro e catequista. Ursula participou do grupo de jovens, Clube de Mães, grupo de idosos e grupo de teatro.

Sobre o casamento o casal fala que existe muita diferença entre os casamentos da época em que eles casaram e os de agora. 

O casal fala que nesses 60 anos de matrimonio enfrentaram muitas dificuldades, más a família continua unida e entre eles dois existe muito amor, respeito, afeto e confiança.

Parabéns pelas Bodas de Diamante Sr. Vendolin e Srª.Ursula. Parabéns também pelo exemplo de vida dos dois.