SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DO CADASTRAMENTO ÚNICO
Nos dias 25 e 26 de Janeiro, a Assistente Social, gestora dos programas sociais, Janete Maria Ries e a operadora do cadastro, Elisabet Haas Ferronatto, participaram da capacitação operacional do "Aplicativo da Versão 7.0 do sistema do cadastro único-bolsa família.”
O evento aconteceu na cidade de Florianópolis e a capacitação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), a Caixa Econômica Federal (CEF) e o MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
O novo Sistema do Cadastro Único (Cadunico) é uma versão online na qual os
gestores municipais podem fazer a inclusão, manutenção, alteração e exclusão dos dados das famílias na base nacional. O sistema operacional evita a multiplicidade de dados e agiliza a chegada das informações ao Governo Federal.
O cadastro único é a porta de entrada das famílias de baixa renda a todos os programas sociais do governo federal. É uma base de dados que contempla informações detalhadas sobre os dados do domicilio, condições de habitação, saneamento básico. Além de contemplar os dados pessoais de todos os integrantes do grupo familiar, é um diagnostico socioeconômico muito importante, pois serve de subsidio para implantação de programas e projetos no âmbito municipal, ressalta a assistente social.
A participação na capacitação é obrigatória, todos os municípios brasileiros terão que fazer para continuar tendo acesso ao sistema do cadastro único, que possui como principal programa o Bolsa Família.