PLANEJAMENTO DE RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

A Secretaria Municipal de Educação de Saltinho COMUNICA a todas as famílias dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino que as aulas presenciais terão início no dia 15/03/2021.

Informamos que a frequência presencial não é obrigatória e que as famílias que optarem por manter os filhos no modelo remoto, deverão fazer a retirada das atividades na escola em que seu filho está matriculado.

Frisamos ainda que os alunos que convivem com algum familiar ou pessoa pertencente ao grupo de risco e/ou seja portador de comorbidades, ou que o próprio aluno faça parte deste grupo, deverão permanecer no regime de aulas remoto.

As aulas presenciais ocorrerão em período semanal no sistema híbrido (uma semana na escola e uma em casa) no NÚCLEO ESCOLAR SALTINHO e integral (com todos os alunos todos os dias) no CEI TIA FLORIPA e NÚCLEO ESCOLAR VACUM. Assim, os alunos que estiverem em casa levarão as atividades e receberão o apoio dos professores nos grupos de WhatsApp, para realizá-las.

DOS TERMOS DE COMPROMISSO

As famílias que ainda não assinaram o TERMO DE COMPROMISSO deverão comparecer nas unidades escolares em que seus filhos estão matriculados para comunicar qual regime será realizado pelo aluno.

Lembramos que caso a família optar por mudar a modalidade de ensino do seu filho deve fazer a comunicação com 7 dias de antecedência para a organização da escola.

TRANSPORTE ESCOLAR

É obrigatório o uso de máscaras no transporte escolar, os ônibus estão equipados com dispenser de álcool e será aferido a temperatura dos alunos na entrada.

Caso algum aluno estiver com temperatura igual ou superior a 37,8 não será permitido a sua entrada, assim o aluno que apresentar indisposição, estado febril ou algum sintoma relacionado ao COVID-19 deverá permanecer em casa aos cuidados da família.

A temperatura dos alunos também será aferida na entrada das escolas e se necessário o aluno ficará em uma sala isolada até a família ser avisada para encaminhar ao atendimento médico.

INTERVALO PARA ALIMENTAÇÃO

Os horários de lanches serão organizados da seguinte maneira: na creche será oferecido os lanches para as turmas menores nas respectivas salas. Para o maternal II e III será feito horário diferenciado para cada turma.

Nas demais escolas o horário de lanche dos alunos será alternado por turma e acontecerão a cada 20 minutos, tendo início às 09h00min com as turmas da Educação Infantil no período matutino e às 14h45min no período vespertino, e assim sucessivamente com todas as turmas.

ENTREGA DAS ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DO ENSINO REMOTO E PRESENCIAL ALTERNADO

Com relação aos alunos que optarem pelo ensino remoto, as entregas serão realizadas todas as segundas-feiras na escola em que o aluno está matriculado, com as diretoras no horário das 7h30m às 11h30m e das13h15m às 17h15m.

Para os alunos que estiverem no sistema híbrido, as atividades para a semana seguinte que ficarão em casa, serão entregues para cada aluno pelos professores nas sextas-feiras.

Reforçamos que podem estar contando com a ajuda dos professores pelos grupos criados de cada turma no WhatsApp, porém, como os professores estarão em sala de aula com os demais alunos eles só poderão responder nas suas horas atividades.

Pedimos ainda que respeitem o horário de descanso dos professores e procurem tirar suas dúvidas em horário que estão na escola, assim que possível todos irão retornar.

Informamos, por fim, que este planejamento é de caráter transitório e poderá sofrer alterações a qualquer momento, tendo em vista as orientações das autoridades da Saúde, Comitê Municipal de Contingência ao Covid-19, portarias estaduais e matriz de risco do município e da região.

Pedimos a colaboração das famílias nas orientações aos seus filhos quanto as medidas de proteção e reforçamos que as escolas estão organizadas para receber os alunos com segurança.

Nossa maior preocupação é garantir o direito a educação de todas as crianças e adolescentes e principalmente a vida e saúde de todos.