RETROSPECTIVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALTINHO – SC 2019

É direito de todos ter acesso a um ensino de qualidade, a organização das atividades desenvolvidas no ano de 2019 pela Secretaria Municipal de Educação, objetivaram garantir aos saltinhenses esse direito, desde a creche até o ensino fundamental anos iniciais.

Para que as atividades educacionais sejam desenvolvidas com qualidade, a Secretaria Municipal investiu nos seus profissionais oferecendo formação continuada de 44 horas através da contratação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento e estudos para a implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Além disso, as escolas contam com equipe pedagógica, reforço escolar, nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga em parceria com  a Secretaria de Saúde. Através de um convênio, a Secretaria Municipal de Educação oportuniza o atendimento aos educandos na APAE de Campo Erê.

O município de Saltinho é referência em nossa região e estado com o IDEB de 7,3 nos elevando a primeira (1ª) colocação na regional da Amerios e em sétimo (7º) colocado no estado de Santa Catarina, isso tudo é a soma de vários anos de trabalho e comprometimento de nossos profissionais.

Nosso município não é referência só pela nota obtida no índice de desenvolvimento da educação básica mas também por cumprir todas as leis federais todos os direitos que garantem aos nossos professores condições para dar o seu melhor em sala de aula. Piso salarial nacional lei 11.738/2008, terço de hora atividade (que garante ao professor tempo extra classe para planejamento, correção de provas e para se capacitar). Alteração de carga horaria e hora atividade domiciliar.

Buscando a implantação da escola em tempo integral trabalhamos gradativamente com o programa MAIS EDUCAÇÃO, oferecendo oficinas de acompanhamento pedagógico, informática, dança, patinação, violão e canto, flauta. Esse projeto é oferecido em parceria com a Secretaria de Ação Social, sendo mantido 100 % com recursos próprios.

PRINCIPAIS INVESTIMENTOS NAS UNIDADES ESCOLARES

– Padrão de Energia Trifásica do N.E.M.S, dividimos a energia por blocos e assim hoje nossos alunos dispõem de salas climatizadas e ambientes propícios para estudarem.

– Substituição das lâmpadas normais por led no N.E.M.S, melhorando a luminosidade e com economia de energia.

– Troca do telhados, abas e beirais no N.E.M.S, bloco I e refeitório, banheiros do bloco II, adequando-se as normas ambientais e proporcionando aos nossos alunos ambiente novo, limpo e agradável. Revestimento cerâmico nas áreas de acesso.

–  Muros e cobertura da entrada da escola no N.E.M.S.

– Cozinhas estão sendo melhoradas com fogão industrial e geladeiras industrial.

– No CEI Tia Floripa adquirimos tatames e colchoes para as salas de aula, bancos e mesas para refeitório, bancos para áreas externas da escola, pintura de grades, concerto do telhado da área interna, substituição da areia do parque.

– Instalação de porteiro eletrônico no CEI Tia Floripa, garantindo segurança aos nossos alunos.

– Aquisição de 10 computadores e adequação da sala de informática do N.E.M.S com cabeamento estruturado e internet de qualidade.

– Aquisição de cortinas de tecido blackout em todas as salas de aulas de todas as unidades escolares.

– Aquisição de literatura infantil para todas as unidades escolares.

– Aquisição de literatura e materiais pedagógicos para todas as unidades escolares.