SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS

SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS

Levantamento Epidemiológico da Cárie Dentária

A cárie dentária ainda é considerada um dos principais problemas de saúde bucal. É uma doença provocada pela proliferação de bactérias e outros fatores determinantes, como resíduos alimentares na boca, e pode resultar na destruição e perda dos dentes, caso não seja tratada. Uma das formas mais eficazes de evitar a cárie é a prevenção.

Desta forma, evidencia-se a importância do conhecimento das condições bucais e o planejamento de ações odontológicas que garantam a promoção de saúde e a intervenção precoce.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a realização de levantamentos epidemiológicos das doenças bucais mais prevalentes com periodicidade entre 5 e 10 anos, sendo possível, desta forma, estimar as condições de saúde para diferentes grupos populacionais.

Deste modo, a equipe de Saúde Bucal da Unidade de Saúde de Saltinho/SC iniciou um projeto com o objetivo de avaliar a situação de saúde bucal dos alunos matriculados nas escolas do município.

A faixa etária avaliada foi de 12 anos, por ser a idade de monitoramento global da cárie para comparações internacionaisna dentição permanente e o acompanhamento das tendências da doença.

A equipe de saúde bucal, composta pela cirurgiã dentista Jéssica Caroline Foralosso e a auxiliar em saúde bucal Gabriela Bergmann, se deslocou até as escolas onde realizaram os exames clínicos, classificando os dentes de acordo com o índice CPO-D, ou seja, dentes cariados, extraídos e restaurados.

Através dessa pesquisa poderemos conhecer a real situação de saúde bucal da população, e partir disso iremos determinar os programas de prevenção, promoção e tratamento da doença, assim como, o planejamento dos serviços odontológicos ofertados na Unidade de Saúde. Esse índice servirá de referência para avaliação prévia e posterior às ações implementadas.