ARRAIA DA TERCEIRA IDADE FOI UM SUCESSO

A origem da festa junina é religiosa, leva o nome do Santo homenageado, São João. É designada também de junina porque acontece no mês de junho. Além do Santo festeiro, São João (24 de junho), outros dois santos são comemorados no mês junino: Santo Antônio (13 de junho) e São Pedro (29 de Junho). A festa de São João evidencia nossas crenças e costumes, expressa a arte e a capacidade do povo nordestino de descrever toda sua cultura através da música, do cordel, dos repentes improvisados, da dança.

A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos que atrapalhavam a prosperidade das plantações.  A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês de frio serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor. Cada santo tem uma fogueira à quadrada Santo Antônio, redonda de São João e a triangular de São Pedro.

Para comemorar, a Secretaria de Assistência Social do  Município, promoveu o Arraia da Terceira Idade.

O evento foi realizado na terça-feira, 21 de junho no Ginásio de Esportes da Vila São Donato.

Estiveram presentes o Prefeito Luiz de Paris; Secretária de Assistência Social Jucernei Trevisan Passoni; Secretário e Administração e Fazenda Ademar Tonkelski; Secretário de Infraestrutura Milton Presotto; Vereador Alceu Sutil; Funcionários da Secretaria de Assistência Social; Idosos e alunos.

Durante a tarde foram realizadas várias apresentações típicas. O vencedor do Canta Saltinho Edição 2016 pela Categoria Infantil e também aluno do S.C.F.V. Felipe Kelerer fez a abertura, interpretando a música A Flor e o Beija Flor. Os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; 1º e 2º anos do Núcleo Escolar Municipal Vacum e 9º ano da Escola de Educação Básica São Donato também realizaram apresentações.

Na festança também teve comida típica, dança e muita alegria.

A Secretária de Assistência Social, Jucernei Trevisan Passoni agradece os colaboradores da Secretaria que se empenharam ao máximo na organização.