ODELIR JOSÉ MAGRI – UM CAMINHO FEITO DE FÉ

ODELIR JOSÉ MAGRI

Uma figura ilustre visitou Saltinho nos últimos dias. Odelir José Magri, irmão do vice-prefeito da cidade, Leonir Magri, é o mais novo bispo da diocese de Sobral, município situado no Estado de Ceará. Para alegria dos pais Domingos e Lúcia, familiares e amigos, Magri realizou celebrações na cidade de Saltinho, no dia 02 de Janeiro, na Linha São Donato, onde vivem seus  pais no dia 09, e na Igreja Matriz de Campo Erê no dia 16 de Janeiro.. “Odelir comenta que a última vez que veio para Saltinho foi em 2009 e é muito gratificante poder passar o Natal com minha família, amigos, em fim, todos os que rodeiam.

UM CAMINHO FEITO DE FÉ

Dom Odelir José Magri nasceu dia 18 de Abril de 1963.Ingressou no Seminário Comboiano de Campo Erê, e concluiu o segundo grau no Seminário Comboiano de Lages, estudou Filosofia na Universidade Católica no Paraná, concluindo a Licenciatura em 1987. A próxima etapa ele foi noviciada em Petrolândia, Contagem (MG). Tendo professado os primeiros votos, foi para Paris França, estudar Teologia no Institut Catholique de Paris, por quatro anos. Depois de sua ordenação, aos 17 de Outubro de 1992, foi destinado á missão comboniana na República Democrática do Congo, África, por quatro anos. Voltando ao Brasil, trabalhou como formador na escola Ticado de São Paulo e também como vigário paroquial. Em 2002 foi nomeado Padre mestre do Noviciado de Nova Contagem, em Minas Gerais. Por duas vezes foi membro do Conselho Provincial da Província Brasil Sul, assumindo também, no segundo mandato, a  responsabilidade de vice-provincial.Em Setembro de 2003, ao participar do XVI Capítulo Geral da Congregação, em Roma, foi eleito conselheiro geral. Em 2009, no XVII Capítulo Geral foi reeleito conselheiro geral, assumindo a responsabilidade de vigário geral da Congregação. No dia 10 de Outubro de 2010 foi comunicado, pelo Vaticano, a sua nomeação como bispo de Sobral, passando a ser o sexto bispo diocesano.Colegas de batina elogiam o perfil do novo bispo. “Ele tem experiência em trabalhos missionários na África e teve boa parte de sua formação religiosa na Europa”. Acreditamos que ele desempenhará muito bem está função de bispo da diocese de Sobral.Monsenhor Odelir José Magri, de 47 anos, sacerdote da ordem religiosa criada por São Daniel Comboni, foi ordenado a bispo no dia 12 de Dezembro, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Mais de 60 bispos e padres participaram do ato solene, seguido de cerimônia de ordenação do monsenhor e, por último, a posse como bispo diocesano de Sobral. Na primeira carta enviada ao povo sobralense, logo após sua nomeação, em Outubro passado, Odelir Magri disse que aceitava o convite do Papa consciente de ser desconhecedor da realidade da diocese a ele confiada, mas que iria a Sobral com gana e vontade de conhecer, escutar, aprender, descobrir e de trabalhar com os fiéis.Filho mais velho entre seis do casal Magri, o bispo de Sobral pertence á Congregação dos Padres Combonianos que, atualmente com cerca de 1.700 missionários, tem presença na África, Europa e Ásia. O objetivo é evangelizar os mais pobres e abandonados, as periferias, os jovens e lutar para que haja paz e justiça entre todos. Carismático e humilde, Odelir Magri viveu cercado de pessoas queridas nos dias em que esteve na região, e prometeu voltar para visitar os familiares e amigos sempre que a agenda permitir.   Odelir declarou, comentando que a tecnologia possibilita um contato freqüente, mas não dispensa o calor do abraço.”Antes eu estava na Itália,agora em Sobral já é mais perto do pai e da mãe. “Hoje, século XXI há muitos meios de comunicação, converso com meu irmão, pais, amigos por MSN, e-mail e telefone.