SALTINHO ENCERRA ATIVIDADES DO PRIMEIRO COLETIVO PROJOVEM ADOLESCENTE

Aconteceu no dia 09 de dezembro, a cerimônia de encerramento das atividades do Pro jovem Adolescente – Coletivo I. Na oportunidade receberam certificados os primeiros adolescentes que ingressaram no programa em julho de 2009.

O Pro Jovem Adolescente é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos,  tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias da Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), também encarregado de atender as famílias dos jovens, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

O Pro jovem deve também possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho.

A metodologia prevê a abordagem de temas que perpassam os eixos estruturantes, denominados temas transversais, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. Por meio da arte-cultura e esporte-lazer, visa a sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos e a saúde, e ainda, o estímulo a práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.

A implantação deste serviço deve contribuir para redução da ocorrência de situações de vulnerabilidade social; prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência; aumento de acessos a serviços socioassistenciais e setoriais; ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais; melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias; aumento no número de jovens que conheçam instâncias de denúncia e recurso em casos de violação de seus direitos; aumento no número de jovens autônomos e participantes na vida familiar e comunitária, com plena informação sobre seus direitos e deveres; junto a outras políticas públicas, reduzir índices de: violência entre os jovens; uso/abuso de drogas; doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce.

Em Saltinho o programa foi implantado em 2009, atualmente existe um coletivo em desenvolvimento, para 2011 será criado mais um grupo, com previsão de atendimento de 35 adolescentes, nos dois coletivos. Participaram do ato, o prefeito municipal Deonir Ferronatto, a primeira dama Elisabet Ferronatto, a gerente de ação social Iracema Canei, os técnicos do CRAS, além dos familiares dos adolescentes.  Em seu pronunciamento o prefeito ressaltou a importância deste serviço na complementação da formação dos jovens, agradeceu e parabenizou os concluintes e seus familiares. Aassistente social coordenadora do Programa pontuou o desafio que foi a implantação deste serviço bem como a permanência dos adolescentes até a conclusão do ciclo completo. Informou que para 2011 haverá a continuidade do programa sendo que as inscrições para os interessados já estão abertas. Por fim parabenizou os adolescentes que concluíram com eficiência esta etapa em suas vidas.