PROJETO DESPERTA APRENDIZAGEM POR MEIO DE LEITURA

Desenvolver a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, formar leitores, despertar escritores, situar a literatura no contexto das aprendizagens das crianças e integrar a família a escola. Com esses objetivos o Núcleo Escolar  de Saltinho, desenvolveu nos meses de Setembro e Outubro o projeto.”Tecendo Laços e Sentidos  com a Literatura Infantil”.Ele envolveu,além dos educadores e alunos,a Secretaria de Educação,as gestoras,funcionários,pais e comunidade.

O projeto foi um desafio proposto aos professores e alunos, e as atividades de aprendizagem estiveram ligadas á literatura infantil, apresentando diferentes estilos. Eles tiveram contato com noticias, reportagens, contos, historias infantis, fábulas, lendas Brasileiras e regionais, além de outros textos que fazem parte do cotidiano

Cada turma escolheu três gêneros diferentes para desenvolver as atividades. Os estudantes levaram esses textos para casa na “Sacola Literária” para compartilhar com os pais o prazer da leitura. Além dos textos, acompanhava a sacola e o caderno onde os pais descreviam a sensação de ler e interpretar os textos com os filhos.

AVALIAÇÃO

Os professores tiveram, além do envolvimento, um grande comprometimento com os resultados obtidos por meio da aprendizagem. O projeto além da interdisciplinaridade trouxe inovações metodológicas e maior integração do grupo de educadores.

Segundo avaliação dos mesmos, foi uma experiência gratificante, dinâmica e produtiva. Peças de teatro, danças, confecção de brinquedos e brincadeiras fizeram parte do projeto.Habilidades  essenciais foram estimulados e desenvolvidos por parte dos alunos e também  dos professores.Para encerrar o período foi realizada uma mostra de Trabalhos e Objetos ,com os resultados  das ações executadas.Também nesse dia  os pais puderam apreciar danças e teatro.”Durante a execução percebeu-se que muitos  melhoraram  as habilidades  de concentração ,raciocínio,movimento e expressão,além de perderem os medos  frente ao publico e colegas”,sintetiza um dos educadores de Educação Física.Durante a  execução do plano  os educando  tiveram oportunidades para melhorar a leitura ,bem como a interpretação  dos textos,resultando numa melhor produção escrita.Uma das  docentes do 3° ano  afirma que  um trabalho assim só  é possível com planejamento,união,gestão responsável e comprometimento por parte de todos os envolvidos.