PROJETO DESPERTA APRENDIZAGEM POR MEIO DE LEITURA
Desenvolver a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, formar leitores, despertar escritores, situar a literatura no contexto das aprendizagens das crianças e integrar a família a escola. Com esses objetivos o Núcleo Escolar de Saltinho, desenvolveu nos meses de Setembro e Outubro o projeto.”Tecendo Laços e Sentidos com a Literatura Infantil”.Ele envolveu,além dos educadores e alunos,a Secretaria de Educação,as gestoras,funcionários,pais e comunidade.
O projeto foi um desafio proposto aos professores e alunos, e as atividades de aprendizagem estiveram ligadas á literatura infantil, apresentando diferentes estilos. Eles tiveram contato com noticias, reportagens, contos, historias infantis, fábulas, lendas Brasileiras e regionais, além de outros textos que fazem parte do cotidiano
Cada turma escolheu três gêneros diferentes para desenvolver as atividades. Os estudantes levaram esses textos para casa na “Sacola Literária” para compartilhar com os pais o prazer da leitura. Além dos textos, acompanhava a sacola e o caderno onde os pais descreviam a sensação de ler e interpretar os textos com os filhos.
AVALIAÇÃO
Os professores tiveram, além do envolvimento, um grande comprometimento com os resultados obtidos por meio da aprendizagem. O projeto além da interdisciplinaridade trouxe inovações metodológicas e maior integração do grupo de educadores.
Segundo avaliação dos mesmos, foi uma experiência gratificante, dinâmica e produtiva. Peças de teatro, danças, confecção de brinquedos e brincadeiras fizeram parte do projeto.Habilidades essenciais foram estimulados e desenvolvidos por parte dos alunos e também dos professores.Para encerrar o período foi realizada uma mostra de Trabalhos e Objetos ,com os resultados das ações executadas.Também nesse dia os pais puderam apreciar danças e teatro.”Durante a execução percebeu-se que muitos melhoraram as habilidades de concentração ,raciocínio,movimento e expressão,além de perderem os medos frente ao publico e colegas”,sintetiza um dos educadores de Educação Física.Durante a execução do plano os educando tiveram oportunidades para melhorar a leitura ,bem como a interpretação dos textos,resultando numa melhor produção escrita.Uma das docentes do 3° ano afirma que um trabalho assim só é possível com planejamento,união,gestão responsável e comprometimento por parte de todos os envolvidos.