COM LICENÇA VOU Á LUTA
Um grupo de mulheres agricultoras da comunidade de Vila Vacum, município de Saltinho, estão preocupadas com o processo produtivo e na gestão de empreendimentos, onde grande parte das mulheres são responsáveis pela unidade familiar. Apesar dos preconceitos, a presença do trabalho feminino nas propriedades rurais é realidade, porém ainda carente de qualificação.
Preocupado com o fato, o Sistema CNA/SENAR desenvolveu o Programa Com Licença Vou a Luta. Em nosso município conta com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Erê e Secretaria de Assistência Social.
Objetivo do Programa é capacitar mulheres em gestão, transformando a participação feminina em fator decisivo para o sucesso da empresa rural;desenvolver competências de gestão para aplicação no seu próprio negócio, considerando as oportunidades existentes;despertar o espirito empreendedor e de liderança nas mulheres rurais entre outros.
Este programa tem carga horaria de 40 horas, dividas em 05 módulos, com duração de cinco semanas sendo um encontro por semana. Os módulos contém conteúdos técnicos e de desenvolvimento humano. A instrutora do curso Senhora Ivania Begnini Zingler diz já estar satisfeita com a participação das mulheres e as considera muito batalhadoras.
“As mulheres têm o direito de assumir posições fortes em nosso sistema. Cada mulher que produz pode pedir licença e ir à luta”. (Presidente da CNA e do SENAR Senadora Kátia Abreu).