ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL REALIZA ENTREGA DE TRATOR E DESSECADORA ELÉTRICA

A produção e oferta de alimentos orgânicos cresce em ritmo constante em todo o planeta.

No Brasil este crescimento não é diferente, crescendo na ordem de aproximadamente 30 por cento ao ano. Infelizmente apenas três por cento da população mundial, possui acesso a alimentos orgânicos.

A demanda por procedimentos e inovações tecnológicas apropriadas a produção orgânica moderna e compatível com a humanização do trabalho nem sempre tem acompanhado as necessidades dos agricultores familiares.

Com objetivo de incentivar a produção orgânica no município, a Administração Municipal, realizou na sexta-feira, 27 de fevereiro, o Ato de Entrega de Equipamentos com a finalidade de manejo de solo para a produção de alimentos orgânicos.      

 Estiveram presentes, o Prefeito Luiz de Paris; Vice-prefeito Adenilson Sutil; Secretário de Agricultura Hermes Báo; Vereadores; Secretários Municipais;  Deputado Estadual Dirceu Dresch; Representante da Deputada Estadual  Luciane Carminatti, Roselei Debastiane Cortez; Representante do Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera, João Dorneles; Representante do Deputado Federal Pedro Uczai, Domingos Luiz Costa Curta; Presidente da Cooperbiorga, Eleerson Prass; Agricultores; Funcionários da Cooper Biorga; Servidores Público Municipais; Imprensa;

 

Os equipamentos (Um trator de 105 CV e uma dessecadora elétrica tração motomecanizada) para dessecação de ervas em preparo de solo e limpeza dos cultivos, foram adquiridos pelo Município de Saltinho, através de repasse de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário no valor de R$ 374.500,00 conseguidos pelo Deputado Federal Pedro Uczai.

O município de Saltinho foi escolhido no Estado de Santa Catarina para receber os equipamentos, sendo o terceiro município da Região Sul beneficiado. Os municípios de Planalto-PR e Santo Cristo-RS também possuem os equipamentos.

Os equipamentos foram repassados em forma de Concessão de Uso para a Cooperativa dos Produtores Biorgânicos.

               A entrega deste conjunto de equipamentos, a COOPERBIORGA, que trabalha com a produção orgânica desde 2001 é uma extraordinária contribuição na mudança de paradigmas na produção e oferta de alimentos orgânicos para essa entidade e para toda a região.

                  Após a Assinatura do Termo de Concessão de Uso e entrega dos equipamentos à COOPERBIORGA e exposição técnica sobre os princípios de funcionamento da máquina dessecadora, foi realizada demonstração prática de campo do funcionamento do conjunto de dessecação e Conversa técnica sobre o funcionamento da máquina dessecadora na propriedade do Sr.Ivo Zanon.